Submissões

 

Eixos Temáticos L SPBO

 

AD&GP - PO na Administração e Gestão da Produção

ADM - Apoio à Decisão Multicritério

AdP - PO na Administração Pública

EDU - PO na Educação

EN - PO na Área de Energia

EST - Estatística

GF - Gestão Financeira  IND

PO na Indústria

L&T - Logística e Transportes

MH - Metaheuristicas

MP - Modelos Probabilísticos

OA - Outras aplicações em PO

OC - Otimização Combinatória

PM - Programação Matemática

P&G - PO na Área de Petróleo e Gás

TAG - Teoria e Algoritmos em Grafos

SA - PO na Área de Saúde

SE - PO em Serviços

AG&MA - PO na Agricultura e Meio Ambiente

TEL&SI -PO em Telecomunicações e Sistemas de Informações
D&SP - PO em Defesa e Segurança Pública  

Informações gerais aos autores

Regras de formatação dos Artigos Completos (ST)

Idiomas: Os artigos devem ser submetidos em português, espanhol ou inglês.

Número de páginas: No máximo 12 (doze) páginas de tamanho A4, incluindo tabelas, gráficos, referências e agradecimentos.

Margens:

  •     Superior: 3,3 cm
  •     Inferior: 2,5 cm
  •     Esquerda e direita: 2,9 cm

Espaço entre linhas: simples

Coluna: única

Fonte: Times New Roman 11

Os artigos devem ser submetidos SEM os nomes dos autores. Uma vez aceito o artigo, deverá ser apresentada uma versão final, com a informação completa sobre os autores e eventuais correções. O Comitê terá pleno direito de rejeitar os artigos que forem considerados fora do formato.

Regras de formatação dos Pôsteres (PS)

A submissão de uma apresentação de pôster consiste em um resumo que satisfaça as seguintes regras:

Texto escrito em português, inglês ou espanhol, com um mínimo de 150 palavras e no máximo, 450 palavras, incluindo 3 palavras-chave, em uma única página de tamanho A4.

Margens:

  • Superior: 3,3 cm
  • Inferior: 2,5 cm
  • Esquerda e direita: 2,9 cm

Espaço entrelinhas: simples

Coluna: única

Fonte: Times New Roman 11

Não há necessidade de referências para submissão de resumos. O modelo deve ser igual ao da primeira página de um trabalho completo. Os resumos devem ser enviados sem os nomes dos autores. Após a aceitação do resumo, deverá ser submetida uma versão final, contendo a informação completa dos autores e eventuais correções. O comitê terá pleno direito de rejeitar os pôsteres que forem considerados fora do formato.

Os pôsteres classificados para exposição deverão ter formato de banner e conter tubo e cordão para pendurar em ganchos fixos nas paredes. Deverão ter dimensão de até 90 cm de largura e até 140 cm de altura. A confecção do material é de inteira responsabilidade dos autores.

Regras para submissão de propostas de Minicursos (MC)

As propostas de minicursos devem informar o assunto, a lista dos principais temas a serem tratados em três horas, assim como o nível de conhecimento esperado do público. Os proponentes devem possuir o título de Doutor.

Regras para candidatura ao Prêmio de Iniciação Científica (PIC)

A SOBRAPO premiará o melhor trabalho de iniciação científica submetido por alunos atualmente matriculados em curso de graduação de universidades brasileiras. Os candidatos devem preencher uma ficha de identificação e submeter um relatório de no máximo oito páginas, respeitando as normas de formatação dos trabalhos completos. Devem informar, junto aos nomes dos alunos, os nomes dos seus professores orientadores e de suas instituições. O Resumo deve detalhar a participação de cada candidato no trabalho.

Prêmios SBPO

A Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (SOBRAPO) tem a honra de anunciar os seguintes prêmios para trabalhos apresentados no 50º SBPO.

Prêmio Roberto Diéguez Galvão

Atribuído para o melhor artigo escrito em inglês e apresentado durante o evento.

Concorrem ao prêmio Roberto Diégues Galvão, de melhor artigo do SBPO, os trabalhos completos, submetidos em inglês, que tenham sido indicados ao prêmio pelos revisores (anônimos) do trabalho durante a fase de avaliação. Todos os trabalhos indicados ao prêmio serão reavaliados por um comitê especificamente constituído para esta finalidade e os finalistas serão convidados para apresentarem seus trabalhos em uma seção especial do SBPO. O vencedor será anunciado durante o jantar do evento.

Prêmio de Iniciação Científica

Atribuído ao melhor relatório de iniciação científica de alunos regularmente matriculados em cursos de graduação no Brasil, durante o ano de 2017.

Os candidatos devem submeter um relatório de, no máximo, 8 páginas, respeitando as normas de formatação dos trabalhos completos e informando, junto aos nomes dos alunos, os nomes dos seus professores orientadores e de suas instituições. O Resumo deve indicar a candidatura ao prêmio e detalhar a participação do aluno no trabalho. Os trabalhos submetidos ao prêmio de Iniciação Científica serão julgados por um comitê específico e os finalistas serão convidados a apresentarem seus trabalhos em uma seção especial do evento. O vencedor será anunciado durante o jantar do evento.